domingo, 17 de maio de 2020

Kodi - Netflix e HBO Portugal

Utilização de um Raspberry Pi com OSMC e Kodi para ver Netflix e HBO Portugal

Ao longo dos anos a utilização de um raspberry pi para transformar uma televisão estúpida numa televisão esperta foi uma opção muito válida.

Agora com os serviços de streaming legais e disponíveis em Portugal a sua utilização num simples Raspberry Pi eleva ainda mais a inteligência de qualquer televisão.

Mais, qualquer televisão que tenha ficado burra (porque deixou de ter suporte para as atualizações dos serviços de streaming) pode recuperar alguma inteligência.

O sistema está operacional num Raspberry Pi 3 B+, com o OSMC num cartão de 32GB (é necessário ter algum espaço, no mínimo deverá utilizar-se um cartão de 8GB).

Atualização: Recentemente testei o setup num Raspberry Pi 4 B e, como o OSMC ainda não tem suporte para este dispositivo, utilizei o LibreELEC num cartão de 16GB.
Assim, pude verificar que o processo para instalação do Netflix pode ser mais simples tendo funcionado sem instalar os pacotes extra como referido pelo pimylife.


HBO Portugal

A instalação do Add-On para a HBO Portugal é simples e encontra-se disponível no repositório oficial.

Assim, basta aceder aos Add-Ons e Instalar a partir de um repositório. Na secção de Vídeos Add-Ons é necessário procurar por hGO EU e instalar.

Durante a instalação será necessário instalar o WidevineCDM (ver) que demora algum tempo.

Na configuração do Add-On é necessário escolher o País e no caso de Portugal escolher o tipo de utilização, neste caso foi escolhido o HBO Portugal. A lista de países suportadas é extensa.

Na primeira inicialização será preciso introduzir as credenciais de acesso à HBO Portugal e começar a utilizar o Add-On que funciona muito bem.


Netflix

Há pouco tempo experimentei novamente a instalação do AddOn Netflix utilizando o LibreELEC com a última versão do Kodi e os passos dados foram substancialmente mais simples.

Acedendo por SSH é possível descarregar o ZIP do repositório CastagnaIT diretamente para o raspberry pi (também é possível transferir utilizando outras formas, por exemplo, por pen ou SAMBA):

ssh root@LibreELEC
wget https://github.com/castagnait/repository.castagnait/raw/master/repository.castagnait-1.0.1.zip

Após estes comandos podemos aceder ao Kodi e será necessário ir a Sistema e ativar Fontes Desconhecidas para ser possível utilizar o repositório CastagnaIT.

Nos Add-Ons é necessário aceder a Instalar a partir de um ZIP e escolher o ficheiro ZIP descarregado anteriormente (que deve estar na pasta home).

Depois de instalado é possível entrar no repositório CastagnaIT e instalar o Add-On Netflix que está em Video Add-Ons.

A instalação demora um pouco e depois é possível abrir o Add-On.

Mesmo que não esteja instalado o Widevine CDM o AddOn funciona deixando navegar por todo o conteúdo e apenas pedindo para ser instalado aquando da primeira reprodução de um qualquer conteúdo.


Para estes AddOns funcionarem será necessário ter instalado o Widevine CDM. Qualquer um deles, caso seja necessário, pedirá para se instalar o Widevine CDM e basta seguir os diferentes passos. Só é necessário instalar uma vez.

Atenção que será necessário bastante espaço para fazer as operações necessárias (>3GB) por isso convém ter um cartão com espaço e aguardar que a instalação termine (ainda é um processo demorado).


Problemas
Caso a imagem esteja desfasada do som/legendas pode ser necessário aceder às Definições do Add-on e baixar a qualidade. No Raspberry Pi 3 B+ standard é possível utilizar a qualidade 720p sem qualquer problema. O 1080p funciona bem em animação mas não dá para ver conteúdos de imagem real de forma minimamente aceitável.

Referências


Sem comentários:

Enviar um comentário